Meditação infantil e seus benefícios.
Quero contar para vocês minha linda e gratificante experiência com essas pequenas crianças. Fui convidada pela Diretora da Escola Padre Scholl de Gramado para ir ensinar um pouco sobre meditação para esses seres que estão iniciando sua jornada nesse plano.
A meditação infantil está cada vez sendo mais estudada, comprovada e utilizada em escolas e também dentro de lares e famílias.
Nossas vidas, nosso dia a dia está cada vez mais corrido e na maioria das vezes quem sofre são as crianças, expostas as tecnologias(celular, tablets, computadores), expostas as problemas e situações da vida adulta. Com isso acabam perdendo sua infância e não conseguindo assim se conectar com o interior delas mesmas.
Eu acredito verdadeiramente que a meditação transforma nossa vida, nos conecta, nos faz parar de viver ansiosamente, parar de viver o passado ou o futuro e nos concentramos no presente. E no caso das crianças faz com que sejam oque devem ser, apenas crianças, trabalhando a concentração, criatividade, imaginação e assim já os preparando para serem adultos menos ansiosos, o que acredito que seja um grande benefício nos dias de hoje. Apreciar um momento de paz e silêncio parece impossível, mas é uma ação necessária e muito bem-vinda.
Vocês devem estar se perguntando se meditação para crianças é possível. Sim é possível, requer paciência, não é da noite para o dia. A prática da meditação precisa ser aplicada aos poucos e de uma forma natural, pois a criança não “aprende” meditar da noite para o dia. Por isso, o ideal é que haja uma evolução natural...
No início, estimule a criança a meditar pelo menos um minuto por dia, por exemplo: Depois de ouvir uma história ou seguindo uma orientação passo a passo (meditação guiada).
Você pode conduzir dizendo algo suave como a que fiz com as crianças da escola: entreguei(mas pode ser imaginário também) uma florzinha e uma velinha, pedi que cheirassem bem fundo a flor e depois assoprassem a velinha devagar. Essa técnica de respiração, inspirando e expirando, é meditação. Além do que conduzir isso também reforça o laço com o filho, te concede um momento único e exclusivo com ele. A lista de pontos positivos é enorme: a prática combate o estresse, melhora o sono, reduz a agressividade, relaxa física e mentalmente, melhora a concentração, minimiza os sintomas de transtorno de déficit de atenção e hiperatividade de acordo com diferentes estudos, o mais famoso foi realizado na Universidade da Califórnia de Los Angeles (UCLA)e sugeriu que a meditação trouxe melhoras para 8 em cada 10 pacientes diagnosticados, e ajuda a lidar com sentimentos como frustração, medo e raiva.
Foi incrível estar com aquelas crianças, contribuindo para a vidinha delas, não foi fácil, até por que como falei a cima não é do dia para a noite que conseguimos a total concentração de uma criança para a meditação, mas ver uma escola se importando com isso, dando esse grande passo, me fez acreditar mais ainda nisso.
Eu fui convidada, mas quem ganhou na verdade fui eu, crianças e seus poderes de amar sem nem mesmo me conhecer e sem querer nada em troca. Ganhei muitos beijos, muitos abraços e muito aprendizado nessa tarde. Que vocês possam introduzir na vida dos filhos, afilhados, amigos, e todas as crianças que lhes rodeiam, e também na vida de vocês.
Gabriela Pimel Lazaretti
Abraço carinhoso, #SERgratidão


Nenhum comentário:
Postar um comentário